No colégio e na universidade as discussões sobre avaliação de alunos são acaloradas, em razão da importância deste item como parte do processo de aprendizagem. Nestes ambientes os professores são estimulados a selecionar e aplicar diferentes avaliações, tais como diagnóstica, formativa, somativa e comparativa.
E na academia, as avaliações também são importantes? Totalmente! Quando não há avaliação, o ensino fica incompleto, pois a avaliação é a responsável pelo feedback ao aluno e ao professor, pela checagem da assimilação e retenção, que traduzem na aprendizagem do aluno.
E na academia é realizada alguma avaliação? Parcialmente!
Na ampla maioria das academias a avaliação ocorre de maneira informal, não estruturada e não programada. Ocorre como uma avaliação do tipo formativa, grosso modo, com a observação do desempenho dos alunos durante as aulas, enquanto o processo de ensino-aprendizagem está acontecendo nas piscinas ou outros espaços.
Na avaliação informal, não estruturada e não programada, o professor verifica o desempenho do aluno de forma subjetiva e por vezes sequer dá o feedback para o maior interessa, o próprio aluno. Com isso, o aluno não sabe se está e quanto está evoluindo.
Avaliações estruturadas e programadas na forma de testes com parâmetros de comparação permitem melhor análise dos resultados, identificação dos pontos fortes e reconhecer possíveis falhas de aprendizagem, para repensar o processo e dar direcionamentos específicos nas aulas de acordo com as limitações individuais.
Portanto, defina o tipo de avaliação que pretende fazer (sobrevivência aquática, adaptação ao meio líquido, pedagógica, das técnicas no nado ou das capacidades físicas), selecione um bom instrumento de avaliação, que possa ser preciso e também permitir o feedback ao aluno.