Swim Track é apresentado em centros de treinamentos e escolas de natação, sendo adotado inicialmente em três cidades.
Desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) para avaliação e acompanhamento de evolução na natação, o aplicativo Swim Track foi apresentado em centros de treinamentos e escolas de natação nos Estados Unidos, durante a segunda quinzena de junho. As visitas ocorreram em Miami Beach, Davie, Teramac, Monteverde, Fort Lauderdale, Weston e Jacksonville. “Todos gostaram muito da inovação que o nosso sistema apresenta e já vamos começar a trabalhar com o Swim Track em três cidades no começo de agosto”, conta um dos sócios do empreendimento, o professor de Educação Física na Unoeste, Alessandro Pierucci ‘Pita’.
A apresentação foi feita pelo Time Swim Track, formado por Pita Pieruccim Alberto Bernardo Klar e Renato Simon de Freitas. Foram duas motivações para apresentarem o aplicativo aos norte-americanos. A primeira delas está no fato de que o Swim Track é novidade nos Estados Unidos, onde não existe nenhum aplicativo parecido com esse modelo de avaliação. A segunda está relacionada ao Alberto Klar que mora parte do ano nos Estados Unidos, na condição de renomado treinador olímpico com participações em três Olimpíadas e foi técnico do nadador brasileiro Gustavo Borges que participou de quatro Jogos Olímpicos, medalhista quatro vezes: prata e bronze.
Projeto incubado há 10 anos
A iniciativa de levar um produto brasileiro para os norte-americanos surgiu do interesse de uma escola de natação em utilizar o Swim Track, na cidade de Weston. Porém, o itinerário foi iniciado em Miami Beach, com a apresentação do aplicativo para o professor Robert Strauss, referência mundial da natação infantil. “Depois, fomos para Davie visitar a equipe Azura, do técnico olímpico Omar González. Na sequência, a Weston encontrar Samara Duarte, professora de natação que está fazendo muito sucesso em toda região de Miami e está inaugurando escola de natação na qual o Swim Track será o app adotado para fazer as avaliações pedagógicas dos seus alunos”, diz sobre o início do itinerário.
O professor mestre Pita Pierucci conta que projeto do Swim Track foi incubado em 2013 na Intepp, juntamente com o fisiologista Dr. Jair Garcia Jr., que também leciona no curso de Educação Física da Unoeste. Conta que em 1988 esteve na Flórida para um Swim Camp com Mark Subert, o melhor técnico dos Estados Unidos na época. Em Boca Raton, treinou na piscina ao lado do canal em Fort Lauderdale. “Complexo onde está o Swimming Hall of Fame, onde você pode conhecer as histórias dos maiores nadadores do mundo. Tive a oportunidade de aprimorar minha técnica nos 100 metros borboleta e nadar ao lado de grandes nomes da natação americana por 30 dias”, conta.