O aplicativo para escolas de natação Swim Track tem sido planejado e refinado há alguns anos, em 2014 foi publicada uma matéria na UOL sobre sua proposta, o texto você confere abaixo, na íntegra:
Nadadores de elite dispõem hoje de todo o tipo de tecnologia e avaliações de ponta para mapear seu desenvolvimento, falhas, e aspectos a serem trabalhados. Sempre há espaço para a melhora. Mas, estagnadas há pelo menos uma década, as pesquisas com foco na natação para academias deixavam a desejar para o atleta amador. “Eu sentia a necessidade de apresentar para meu aluno uma avaliação física específica para natação, com um formato inovador, algo além de uma avaliação pedagógica”, afirmou Alessandro Pierucci, idealizador da Swim Tech. A proposta de seu projeto era levar tecnologia e inovação para as academias, e assim ele desenvolveu um sistema de avaliação online baseado em
“Eu sentia a necessidade de apresentar para meu aluno uma avaliação física específica para natação, com um formato inovador, algo além de uma avaliação pedagógica”, afirmou Alessandro Pierucci, idealizador da Swim Tech. A proposta de seu projeto era levar tecnologia e inovação para as academias, e assim ele desenvolveu um sistema de avaliação online baseado em resultados de pesquisas publicados em revistas científicas. Com um tablet na beira da piscina, o professor mostra imediatamente os resultados em gráficos para o aluno.
E o objetivo é bastante simples: serve para que os nadadores possam perceber sua evolução, analisar, juntamente com o professor, em que precisam melhorar e, sobretudo, se sentirem motivados para continuar na prática esportiva. Os testes específicos da natação são realizados totalmente na piscina, nas próprias aulas. Um dos mais procurados é o teste de aptidão aeróbia, que possibilita conhecer a velocidade crítica, ou seja, a velocidade que se aproxima do limiar anaeróbio, e usá-lo para prescrição das aulas e treinos do atleta. Tudo o que o nadador precisa é nadar crawl ininterruptamente por sete minutos. A técnica do nado crawl é avaliada e as aptidões físicas desenvolvidas nas aulas de natação, como a aptidão aeróbia (endurance) e a aptidão anaeróbica (velocidade).
“Os professores das primeiras academias a utilizarem o Swimtest relataram que os alunos apreciaram a ideia da avaliação e ficaram surpresos com os resultados, pois conseguiam eles mesmos visualizar e compreender”, explicou Pierucci.
Na segunda avaliação, portanto, é perceptível a melhora e os quesitos que mais deram certo. Basta ser nadador e se interessar em melhorar no esporte para testar a avaliação aquática. Uma ideia acessível aos atletas nas academias, e de forma fácil de entender o que e como realizar o seu desenvolvimento aquático.